O Autor

ANTONIO HENRIQUES é um escritor gaúcho nascido em Porto Alegre, mestre em filosofia e especialista em antropologia, artes plásticas e filosofia clínica. Publicou os romances “Memórias da Tempestade” e o “O Evangelho Segundo Judas Iscariotes”, a novela “O Anjo Enjaulado” e o livro de contos “Transecrise”. Publicou ainda os ensaios de filosofia oriental “Yoga & Consciência” e “Introdução ao Orientalismo”, além de uma obra de filosofia e física: “O Ser e a Physis”.

Foi bolsista da “American Association of Museums – AAM”, diretor do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa e do Museu Antropológico do RS; além de técnico em assuntos culturais da Secretaria de Estado da Cultura, junto ao MARGS, e professor da PUC-RS e da ESPM-Sul. Foi ainda Secretário Geral do CPERS – Sindicato e presidente do Instituto Teotônio Vilela no RS. Trabalhou na Secretaria Estadual da Saúde, na Casa Civil, e no gabinete do Secretário da Cultura e do Governador do RS. 

Na juventude teve vivências que o levaram a ser praticante de Yoga, integrante de movimentos espiritualistas e estudioso de esoterismo e filosofia oriental. Foi discípulo de gurus e, no Kumbha-Mela, peregrinou aos Andes. Fundou a Cooperativa Ecológica Coolméia, pioneira no Brasil em agricultura sem agrotóxicos. Estudou budismo, tendo organizado a visita do Dalai-Lama à Porto Alegre, em 1982. Atualmente dedica-se à literatura, à filosofia e à pintura.